Participando de uma série de agendas em Brasília na semana passada, o vice-prefeito eleito e atual vereador Chico da Quixaba (PT) foi uma das peças fundamentais para garantir São João da Barra na lista das cidades que receberão em 2025 emendas do orçamento da União. Ele fez parte da comitiva formada por outros vereadores e representantes do Executivo municipal, que visitou o gabinete de vários deputados federais fluminenses e também esteve no Ministério da Saúde.
A maior articulação esteve relacionada à busca de recursos federais para a construção do primeiro hopsital público do município. Em uma das reuniões que o vice-prefeito eleito participou, a deputada federal Dani Cunha falou do seu compromisso em destinar emendas no Orçamento da União para essa finalidade. Ela parabenizou Chico pela eleição, assim como os demais vereadores presentes no encontro pelo resultado nas urnas.
"É uma honra receber a visita do Chico, do nosso vice-prefeito, e poder aqui ter os meus amigos o Analiel, Alain e o Kaká. Parabenizar vocês três e também o nosso vice-prefeito, claro, por essas vitórias que tivemos agora esse ano. Um trabalho honrado. Venho aqui reiterar o meu compromisso com São João da Barra. Vou lutar e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance aqui para contribuir para a construção desse hospital. Eu sei que é fundamental para SJB, porque é uma região que precisa e pode se beneficiar profundamente com a construção do hospital", destacou a deputada.
Além dos vereadores, Chico contou com reforço enviado pela prefeita reeleita Carla Caputi (União) nas agendas. O secretário de Comunicação, Rodrigo Florêncio, e o superintendente de Captação de Recursos do município, Luciano Barreto, também formaram a comitiva. Os integrantes estiveram presentes na série de encontros com os parlamentares e representantes dos ministérios.
As articulações resultaram também reuniões com os deputados federais Daniela do Waguinho (União), Lindbergh Farias (PT), Júlio Lopes (PP), Áureo Ribeiro (Solidariedade), Jandira Feghali (PCdoB), Altineu Cortes (PL), Bebeto (PP), Dani e Murillo Gouvêa (União).
Único deputado eleito no Norte e Noroeste Fluminense, Murillo se comprometeu não só em buscar verbas para a construção do hospital municipal, como também conseguir o agendamento de reuniões com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e com a Enel para resolver o impasse da obra na curva de Grussaí, uma questão prioritária para a segurança e a mobilidade da região.
Chico da Quixaba e os outros vereadores também participaram de uma reunião, no Palácio da Alvorada, com os prefeitos do Norte e Noroeste Fluminense e o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha e a secretária especial de Assuntos Federativos, Juliana Carneiro, além de outras autoridades, buscando fortalecer o diálogo do Governo Federal com São João da Barra.
Outra pauta tratada pela comitiva está relacionada ao Ministério da Saúde. Os representantes da prefeita já articularam novo retorno a Brasília para tentar um aumento no teto MAC (Atenção Especializada e Média e Alta Complexidade) do município, proporcionando que SJB possa receber mais emendas nos próximos anos. Com o teto MAC baixo, o limite fica reduzido.
Todos os vereadores da atual legislatura fizeram parte da comitiva. Além dos já citados Chico da Quixaba (PT), Alan de Grussaí (União), Analiel Vianna (PL) e Kaká (SD), estiveram presentes Elísio Rodrigues (SD), Fábio Pedra (SD), Julinho Peixoto (União), Júnior Monteiro (União) e Sônia Pereira (PT).
Fonte: Redação