[LOCAL 1] 790X90 - ALERJ OUTUBRO

Câmara de São João da Barra homenageia atletas que ganharam campeonato internacional de Jiu-Jitsu

Legislativo também iniciou tramitação de PL que trata de abandono de animais

Por Exclusivo RJ em 06/11/2024 às 13:41:42

O Esporte em São João da Barra tem revelado muitos talentos, dentro e fora do Brasil. E na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (6), quatro jovens atletas do jiu-jitsu ganharam moção de aplausos. Outro destaque da reunião foi o projeto de lei nº 096/2024, que começou a tramitar na Casa e que dispõe sobre a criação da Campanha "Dezembro Verde" – Não ao abandono de animais no município.

A moção aos atletas, Moara Nunes Pereira (12 anos), Brayan Felipe Faria (9 anos), Paulo Victor Mesquita (13 anos) e Kawan Melo Azeredo (15 anos) foi proposta pelo vereador Elisio Rodrigues, em reconhecimento às medalhas conquistadas pela equipe no Campeonato European Kids, realizado na última semana, em Portugal. Os sanjoanenses ganharam quatro medalhas: uma de ouro (Moara), uma de prata (Brayan) e duas de bronze (Paulo Victor e Kawan). "Esses jovens foram representar o nosso município em outro país e, para nós, que sempre lutamos pelo Esporte, isso é motivo de nos sentirmos muito orgulhosos", disse Elisio.

Animais – De autoria do vereador Carlos Machado da Silva (Kaká), o projeto de lei que visa instituir a Campanha "Dezembro Verde" no calendário oficial de datas e eventos do município – tendo o dia 10 de dezembro como data principal - foi lido e encaminhado às comissões. Segundo ele, a iniciativa tem, entre os objetivos, conscientizar a população de que abandonar animais é crime, além de ser um ato cruel que pode levar o animal à morte.

- Essa campanha vem sendo adotada em vários municípios e tivemos o prazer de estar junto com ativistas de outros municípios e das amigas da Associação Sanjoanense de Proteção aos Animais (Aspa), para a gente chamar esse tema à discussão. Essa campanha vai ser de grande importância para a conscientização, para mostrar às pessoas que abandonar animal é crime previsto em lei, para falar também da questão da saúde pública, já que o animal pode trazer problemas para as pessoas, além de ser um ato cruel o abandono – explicou Kaká.

Moções – O plenário também aprovou outras três moções de aplausos, sendo uma de Junior Monteiro, pelo aniversário de seus amigos, Leonardo Dias e José Vitor Silva; uma de Sônia Pereira, pela sua amiga Roselma e uma de Fábio Pedra, à Secretaria Municipal de Cultura pela realização da Festa Literária Sanjoanense (Felisan) e do Festival Sanjoanense da Canção (Fescam).

Fonte: Ascom

Comunicar erro

Comentários

Acompanhantes