A Prefeitura segue com as articulações para a retomada dos voos comerciais entre Campos e Rio de Janeiro, suspensos desde outubro de 2023. Nesse domingo (18), durante celebração dos 22 anos de episcopado do bispo Dom Fernando Arêas Rifan, na Paróquia do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a Secretaria Municipal de Turismo solicitou o apoio dos deputados federais Chris Tonietto e Márcio Gualberto, presentes à comemoração, para a retomada dos voos e o retorno do segundo voo entre Campos e Campinas, em São Paulo.
Também presente à cerimônia, o subsecretário de Turismo, Edvar Chagas Junior, disse que os deputados se comprometeram em fortalecer o pleito. "Os deputados, inclusive, já enviaram um ofício à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) demonstrando preocupação em relação aos diversos cortes de voos que sofreu o Aeroporto Bartolomeu Lisandro", disse Edvar.
No ofício, os parlamentares solicitam à Anac que forneça informações acerca dos "fatores que levaram à suposta baixa no número de voos no aeroporto de Campos e acerca da possibilidade de retomada de voos para a região, que é tão importante e estratégica para o estado fluminense".
As primeiras articulações para a retomada dos voos ocorreram em fevereiro deste ano, quando o prefeito Wladimir Garotinho fez o mesmo pedido ao ministro dos Portos e Aeroportos, Silva Costa Filho, na cerimônia de assinatura da outorga do Aeroporto Ernani do Amaral Peixoto, em Itaperuna, para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Na oportunidade, o prefeito, a secretária e o subsecretário de Turismo, Patrícia Cordeiro e Edvar Chagas, entregaram ao ministro Costa Filho e ao ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, ofício no qual o município solicitava uma reunião para debater a ampliação do Aeroporto Bartolomeu Lisandro e a retomada dos voos para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.