[LOCAL 2] 728x90 - ALERJ

Macaé entre as seis cidades do Estado com casos de coqueluche

Os outros municípios que registraram a doença foram Iguaba Grande,Maricá, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro

Por Exclusivo RJ em 09/07/2024 às 15:58:14

Iguaba Grande, na Região dos Lagos, Macaé, no Norte Fluminense, e Maric√°, na Região Metropolitana do Rio, estão na lista entre as seis cidades do Estado do Rio de Janeiro com casos de coqueluche, confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde. Os outros tr√™s casos foram registrados em Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro.

"Temos notado um aumento importante no número de casos de coqueluche, principalmente, em crianças e adolescentes de 10 a 19 anos. Por isso, reforçamos a necessidade do público-alvo ser vacinado com todas as doses de reforço para garantir a imunização necess√°ria contra a doença", alertou a secret√°ria de estado de Saúde, Claudia Mello.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, até o dia 4 de julho deste ano, foram registrados 34 casos da doença em todo o Estado, contra apenas oito em 2023, o que representa um aumento de 300%. A maioria dos casos da doença ocorreram na capital.

No Brasil, até junho deste ano, j√° foram registrados 115 casos da doença, o que corresponde a pouco mais de 50% na comparação com todo o ano passado. As Regiões Sul e Sudeste tem a maior parte deles.

Sintomas

Os sintomas são caracterizados por febre, mal-estar geral, coriza e tosse seca. A transmissão acontece, principalmente, pelo contato direto entre a pessoa doente e a pessoa suscetível, por meio de gotículas de secreção da orofaringe eliminadas durante a fala, a tosse e o espirro.

O diagnóstico é realizado por meio de exames laboratoriais, solicitados pela equipe médica respons√°vel.

Prevenção

Para a vacina Pentavalente, a imunização é obrigatória para beb√™s de dois, quatro e seis meses. A DTP é destinada a crianças de 15 meses e 4 anos. J√° a dTpa adulto é recomendada a gestantes e puérperas, profissionais de saúde, parteiras tradicionais e estagi√°rios da saúde, que atuam em maternidades e unidades de internação neonatal.

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, que compromete de forma específica o aparelho respiratório.

Fonte: Redação

Comunicar erro

Coment√°rios