[LOCAL 2] 728x90 - ALERJ

Ibama e ICMBio monitoram mancha de óleo próxima a costa de Arraial do Cabo

Secretaria Municipal do Ambiente está observando as praias da cidade 

Por Exclusivo RJ em 13/06/2024 às 16:30:18

O Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão monitorando uma mancha de óleo próximo à costa de Arraial do Cabo, município da Região dos Lagos do Rio. Segundo os órgãos, o óleo está fora da Reserva Extrativista Marinha e não se sabe a direção do deslocamento.

De acordo com o chefe da Redex, Leandro Goulart, o Núcleo de Emergências Ambientais do Ibama foi acionado para fazer a identificação e localização da mancha, utilizando uma aeronave para realizar esse tipo de monitoramento.

"A aeronave já foi designada para fazer o sobrevoo, para saber a localização exata da mancha e o local onde ela pode estar, o que as correntes estão levando e os possíveis desdobramentos para contenção, caso seja necessário", explica.

Em nota, a Prefeitura de Arraial do Cabo informou que o Centro de Desastres Ambientais da Petrobras está na Prainha para monitoramento no local e que, no último sábado (8), foi encontrado um resquício de material viscoso no lado esquerdo da praia. O material foi coletado para análise.

Ainda segundo a Prefeitura, equipes da Secretaria do Ambiente também estão monitorando as praias do município. A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval, disse que a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) tomou conhecimento, na manhã desta quarta-feira (12), da existência de uma mancha de óleo nas proximidades da cidade e está adotando as providências adequadas para apurar o ocorrido.

A Prefeitura disse também que a chegada do material não é constante. As praias estão limpas e liberadas para o banho.

Mancha de óleo

No sábado (8), manchas de óleo bruto foram encontradas na Prainha, em Arraial. A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC) realizou uma ação de monitoramento nesta terça (11) na área. Após buscas, nenhum sinal de óleo foi encontrado no mar, costões, ilhas ou beira das outras praias.


Com informações do G1

Fonte: Redação / G1

Comunicar erro

Comentários