[LOCAL 1] 728x90 - PMCG

Câmara de São João da Barra vai inaugurar sua nova sede, no dia 17 de junho

Por Exclusivo RJ em 10/06/2024 às 19:41:55

A Câmara Municipal de São João da Barra vai inaugurar sua nova sede no próximo dia 17, às 18 horas, por ocasião do aniversĂĄrio da cidade. O prédio vai se chamar PalĂĄcio Legislativo Vereador Franquis ArĂȘas de Freitas, conforme lei nÂș 1.150/2023, proposta por todos os vereadores, em homenagem ao saudoso colega, que faleceu no ano passado. Após o descerramento da placa, o Legislativo vai realizar uma sessão solene, que incluirĂĄ uma homenagem à família de Franquis. Em seguida, o presidente da Casa, Alan de Grussaí vai apresentar as novas instalações às autoridades e à população presentes.

Localizado na Avenida Rotary (BR-356) na chegada da cidade, o novo prédio foi construído em um terreno doado pela Prefeitura e possui dois pavimentos, totalizando cerca de dois mil metros quadrados. O empreendimento foi projetado para comportar os gabinetes dos 13 vereadores que a Câmara passarĂĄ a ter a partir de 2025. Na concepção do projeto, foram observados os parâmetros técnicos de acessibilidade para garantir mobilidade, percepção e alcance a todos, de forma autônoma e segura.

O início - O Legislativo sanjoanense vinha funcionando em dois prédios jĂĄ hĂĄ alguns anos, sendo um alugado e o outro cedido pela Prefeitura. O planejamento de se ter uma sede própria começou na gestão do ex-presidente Aluizio Siqueira. Em 2019, os vereadores conversaram com a prefeita da época, Carla Machado, que entendeu a relevância do empreendimento e doou o terreno (Lei nÂș 662/2020). O trabalho de construção começou logo em seguida, sendo continuado pelo ex-presidente Elisio Rodrigues e pelo atual presidente, Alan de Grussaí.

- É com muita alegria que temos a honra de entregar aos nossos irmãos sanjoanenses, essa importante obra, para dar melhor condições de trabalho aos servidores e vereadores. Um espaço mais amplo para também podermos acolher melhor a nossa população. Quero aqui agradecer a nossa deputada Carla Machado pela doação do terreno e aos presidentes Aluizio e Elisio, que iniciaram os trabalhos. Sem essa união, nada disso seria possível. E muito nos honra, também, dar a esse novo espaço, o nome do nosso amigo Franquis ArĂȘas, que foi vereador desta Casa por quatro mandatos consecutivos; um ser humano maravilhoso, que nos deixou muita saudade - disse Alan.

Franquis - Morador de Barra do Açu, no quinto distrito de São João da Barra, Franquis ArĂȘas de Freitas nasceu no dia 08/11/1975 e ingressou cedo no meio político. Aos 25 anos de idade, foi secretĂĄrio de Transporte do município - pasta que ocupou entre os anos de 2000 a 2004. O vereador sempre teve a pretensão de ocupar uma cadeira no legislativo e, ao receber o convite para candidatar-se, não pensou duas vezes. Disputou as eleições de 2008 da qual saiu vitorioso com 941 votos - sendo o quinto mais votado em São João da Barra. Disputou as eleições de 2012 da qual saiu vitorioso com 1.409 votos. Nas eleições de 2016, foi eleito com 1.594 votos. Na eleição seguinte (2020), recebeu 1193 votos, chegando ao quarto mandato consecutivo, sendo o único (dentre os colegas desta legislatura) a conquistar esta marca. Vítima de um infarto, Franquis faleceu na noite do dia 17 de outubro de 2023, aos 47 anos de idade, deixando esposa e um casal de filhos. O velório do parlamentar ocorreu na Câmara Municipal e o sepultamento, no cemitério de Santo Amaro, em Campos.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
[LOCAL 2] 728x90 - CAMARA SJB AMARELO

ComentĂĄrios

[LOCAL 3] 728X90 - Fortaleza
[LOCAL 3] 728X90 - Barber