[LOCAL 1] 970X250-CAMARASJB-AZUL

Viagens do transporte gratuito de SJB em 2024 já superam todo o ano passado

De janeiro a abril deste ano foram 478 mil passageiros transportados em quase 34 mil viagens realizadas nas sete linhas

Por Exclusivo RJ em 16/05/2024 às 15:59:07

As viagens feitas pelo transporte público gratuito de São João da Barra nos primeiros quatro meses de 2024 jásuperam todo o ano passado. O aumento é fruto dos investimentos feitos pela Prefeitura na frota, que, em dezembro de 2023, recebeu sete ônibus, totalizando 15 veículos em operação, mais do que o dobro do início da gestão. Atualmente são 173 horários disponíveis aos sanjoanenses, sendo 110 de segunda-feira a sexta-feira e 63 aos sábados, domingos e feriados, atendendo mensalmente, em média, 120 mil passageiros.Todos os ônibus possuem elevador para garantir a acessibilidade.

Dados da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito apontam que mais de 478 mil passageiros foram transportados de janeiro a abril deste ano, em quase 34 mil viagens feitas nas sete linhas para diversas localidades do município. Em todo o ano passado o número de viagens foi inferior a 22 mil.

De janeiro de 2021 até abril deste ano foram atendidos gratuitamente com os "vermelhinhos",mais de 3,1 milhões de passageiros, sendo o ano de 2023 o de maior fluxo com 1,2 milhão de viajantes.

Há três anos morando em Grussaí, a autônoma Vanessa Abílio Cereza Layber, de 35 anos, vê no transporte púbico gratuito um suporte importante para sua renda. Todos os dias ela utiliza os ônibus para se locomover por várias partes do município vendendo as balas de leite condensado com coco que ela faz. "Vim do Espírito Santo morar aqui e lá não tinha essa facilidade com o transporte gratuito como aqui. Com certeza, ajuda muito a todos e, no meu caso, contribui também com o meu trabalho", destacou Vanessa.

Também na Rodoviária Municipal Dr. Fernando Hélio Pinheiro de São João da Barra, estava o morador de Campo da Praia, na região do quinto distrito, Josimagno Santos Ribeiro, 50 anos. Ele lembrou que antes não tinha ônibus que passasse por onde ele mora e viesse para a sede do município. "Agora dá para vir resolver as coisas aqui, porque antes era um sacrifício se não tivesse uma moto ou carro. E ainda tem a questão de ser de graça", disse.

De acordo com o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Ademildo Neto, com o reforço na frota a Ouvidoria da pasta não tem recebido mais demanda referente à reclamação de horários, nem de superlotação.

— É uma constatação que a gente faz também pelo trabalho dos fiscais, que vêm acompanhando todas as linhas diariamente e não recebem reclamação referente a isso. Temos um transporte que atende de forma eficaz. Mas, a gente está sempre estudando muito essa questão do transporte público para poder continuar melhorando e atender a população de forma perfeita— destacou o secretário, ressaltando que logo que constatada alguma falha, entra em contato com a empresa operadora para solucionar imediatamente.

Os usuários sanjoanenses utilizam os coletivos para diferentes funções, seja para estudar, realizar compras, passear, resolver assuntos burocráticos e, principalmente, trabalhar.

—Temos o compromisso de que o nosso transporte seja acessível a todos, por isso os nossos fiscais estão verificando se os horários e itinerários estão sendo cumpridos, e se os elevadores estão funcionando nos ônibus. Para o trabalhador, a gratuidade é muito importante, porque ele não precisa tirar do seu bolso aquele recurso que pode ajudar a levar um alimento para sua casa. A pessoa que precisa chegar ao Centro para poder fazer suas compras não tem essa despesa a mais de passagem, coisa que em outras cidades vizinhas não tem esse tipo de serviço prestado— ressaltou Ademildo Neto.

Como reflexo também do transporte gratuito e o aumento em 70% da oferta de horário veio uma movimentação ainda maior no comércio na Sede do município, principalmente de moradores vindos do quinto distrito que passaram a contar com mais horários desde o final do ano passado em três linhas até a Rodoviária Municipal Dr. Fernando Hélio Pinheiro.

—Na linha SJB x Açu Direto em 2022 tínhamos 14 horários e atualmente temos 23. Aos finais de semana eram quatro horários e hoje esse número duplicou. Na linha via Quixaba aumentamos de oito para 11 horários e o último horário que era de 17h passou a ser 22h15— relatou o secretário.

Recentemente, auxiliado em um levantamento feito por seus fiscais, a secretaria deu um novo itinerário a linha 7, implantada em dezembro, que antes era Açu Circular e agora inclui o trajeto até Barcelos. A localidade do sexto distrito também passou desde o fim do ano passado a ter o dobro de horários para a área central sanjoanense. O aumento foi de 13 para 26 de segunda a sexta. Anteriormente a linha não funcionava aos fins de semana e feriados e desde dezembro passou a contar com dez horários.


Fonte: Ascom

Comunicar erro

Comentários

[LOCAL 3] 728X90 - Fortaleza
[LOCAL 3] 728X90 - Barber