A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Saúde, realiza mais um grande avanço para oferecer atendimento com mais qualidade ao quissamaense. Nesta segunda-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, 18 moradores da cidade passaram por cirurgia de pterígio no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ).
O pterígio é uma doença oftalmológica, um tumor benigno nos olhos, mais conhecido como carne nos olhos, que se forma em proteção (do olho) à exposição prolongada ao sol e ao vento. Pode causar irritação, distorção da córnea ou até mesmo afetar a visão e a aparência dos olhos.
Maria da Glória Pessanha, 59 anos, sentia um incômodo nos olhos e procurou atendimento médico. "Eu vejo tudo embaçado e creio que após essa cirurgia vou enxergar melhor. Estou bem otimista. A equipe médica é muito boa. Essa iniciativa da Prefeitura de Quissamã, de trazer o serviço pra nossa cidade, tornou tudo mais confortável pra mim e pra minha família", ressaltou a paciente.
A secretária de Saúde, Milena Viana, explica que os casos foram identificados no atendimento nas Unidades de Saúde da Família do Município (USFs).
"Mais um importante serviço que oferecemos desde o atendimento na rede primária até a cirurgia. Com mais este avanço, os nossos pacientes não precisam mais se deslocar quilômetros de Quissamã para realizar este procedimento. Com muito planejamento e responsabilidade estamos dando mais um passo importante na rede municipal de Saúde de Quissamã", frisou a secretária Milena Viana.
A cirurgia dura de 30 a 40 minutos e o paciente fica em observação por até uma hora. A cirurgia de pterígio é simples e de baixo risco. Todos os pacientes saíram do procedimento com as recomendações do pós cirúrgico e a data marcada para revisão que será realizada também em Quissamã.
Fonte: Ascom