[LOCAL 2] 728x90 - ALERJ

Mais de 300 expositores participarão de evento científico no IFF Cambuci

Pesquisadores e estudantes do estado do Rio de Janeiro se encontrarão na XXI Jornada Científica Jovens Talentos

Por Exclusivo RJ em 20/11/2023 às 22:21:07

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Cambuci sediará, no dia 30 de novembro, a segunda etapa da XXI Jornada Científica Jovens Talentos. O evento reunirá mais de 300 expositores, entre bolsistas e pesquisadores que apresentarão seus trabalhos e projetos para a comunidade de Cambuci e região. A Jornada terá início às 10h, é aberta ao público e a visitação é gratuita. O encerramento da programação está previsto para as 17h.

"Esta é uma ótima oportunidade para a sociedade conhecer as pesquisas e projetos desenvolvidos pelas instituições de ensino e pesquisa envolvidas no programa", afirma a Coordenadora de Ensino Luana Costa, membro da comissão organizadora da Jornada.

O Jovens Talentos, que já possui 24 anos de história, é um programa de pré-iniciação científica ligado ao Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e à Fundação de Amparo à Pesquisa Carlos Chagas Filho (Faperj). Conta com a parceria de instituições de pesquisa e universidades do estado do Rio de Janeiro, entre elas o Instituto Federal Fluminense.

O programa tem como público-alvo estudantes da rede pública de ensino médio e profissional que, por meio de processo seletivo, têm a oportunidade de receber uma bolsa e a orientação de um pesquisador/orientador para desenvolver atividade de pré-iniciação científica. Possui duas fases: o Estágio Inicial, com duração de oito meses, e o Estágio Avançado, período em que o estudante possui 12 meses para aprofundar seu trabalho de pesquisa. Finalizando a segunda fase, além de apresentar um relatório final, o estudante tem a oportunidade de expor seus resultados na Jornada Científica, que é realizada anualmente pela coordenação do projeto, em cooperação com a Faperj e com as instituições parceiras.

Fonte: Redação

Comunicar erro

Comentários