PREFEITURA CAMPOS DENGUE

Carreta Sesc Mulher oferece exames gratuitos

Por Exclusivo RJ em 09/03/2023 às 13:21:38

Foto: João Barreto Veículo estacionado na Praça Washington Luís realiza preventivo e mamografia

O projeto Sesc Saúde Mulher em parceria com a Prefeitura de Macaé iniciou os atendimentos de mulheres para realização de exames de mamografia e papanicolau (preventivo), conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A carreta, estacionada na Praça Washington Luís, conta com dois consultórios e ficará na cidade por 60 dias.

A salgadeira, Marcileia Andrade, 33 anos, foi a paciente número um. Ela contou que não fazia o preventivo desde 2020 e neste intervalo engravidou e ao ficar sabendo do projeto aproveitou para colocar o exame em dia. "O atendimento é muito bom. O preventivo é um exame delicado e a enfermeira me deixou muito tranquila. Estão todos de parabéns, por proporcionar este serviço numa praça para todas", disse.

Quem também compareceu à carreta foi a dona de casa, Angelina Siqueira, 59 anos. Além do exame de papanicolau, ele agendou a mamografia para a próxima segunda-feira (13). "O tratamento dos profissionais é nota 10. Faço meus exames ginecológicos todos os anos e já estava no período para refazê-los", falou.

Exames
Para realizar o exame de papanicolau é preciso ter entre 24 e 65 anos, não ter tido relação sexual nas últimas 48 horas, ter feito uso de creme vaginal ou ducha vaginal e não estar no período menstrual. O atendimento será por ordem de chegada.

O agendamento para exame de mamografia é voltado para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. As mulheres que não compreendam a faixa etária indicativa, mas que tiverem pedido médico com a indicação do exame, podem procurar a carreta do Sesc para fazer o agendamento.

As mulheres que forem fazer o exame de mamografia devem seguir algumas orientações: não usar talco, creme corporal, desodorantes roll on, creme ou aerossol, somente o spray comum.

Caso o agendamento do exame coincida com o horário de trabalho, será entregue uma declaração de comparecimento. Para realização do agendamento é preciso levar o Cartão SUS, comprovante de residência, carteira de identidade e CPF. Os horários de atendimento e agendamento são: segunda-feira, das 13h às 16h; de terça a quinta-feira, das 8h às 17h, e sexta-feira, de 8h às 12h.

Os resultados dos exames ficarão centralizados no Centro de Especialidades Dona Alba e estarão disponíveis após 30 dias úteis da realização dos mesmos.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Comentários