COLO DO ULTERO
Trier Calcados

Atividades gratuitas fazem parte das comemorações de 10 anos do MAR

Museu de Arte do Rio completa aniversário com ampla programação

Por Exclusivo RJ em 03/03/2023 às 19:06:11

O Museu de Arte do Rio celebra uma década de existência com uma programação gratuita que terá oficinas, eventos para crianças, apresentações artísticas, abertura de exposições e atividades da Escola do Olhar. No dia primeiro de março, data de aniversário do Museu e da cidade do Rio de Janeiro, o MAR abriu suas portas para o público e disponibilizou a visita gratuita para as seis exposições que estão em cartaz.

Ao longo do mês o Museu realizará diversas atividades: no sábado, dia 4, em parceria entre a Banda da Conceição e o programa Vizinhos do Mar, vamos celebrar os 50 anos da Banda, em conjunto aos 10 anos do Museu. Para esse dia, de 11h às 17h, a programação segue com as seguintes atividades: Oficina de Estandartes, Conversa com mulheres que fazem o carnaval da Pequena África e o cortejo que sairá do MAR para o Morro da Conceição. No dia 11 de março, será realizada uma edição especial do nosso tradicional Café com Vizinhos, que ocorre de 10hs às 12hs nos pilotis do MAR. Na sequência, haverá bolo de metro e parabéns ao Museu de Arte do Rio. O projeto "Café com os Vizinhos" possui mais de 10 mil inscritos que já participaram de atividades. Também nos dias 25 e 26 haverá uma programação voltada ao público infantil.

Além das atividades, três novas exposições também fazem parte das comemorações. Serão inauguradas no dia 18 de março duas mostras individuais: "O Bastardo - o retrato do Brasil é preto" e "Leoa – Luz no caminho". Parte da história do Museu será contada a partir do dia 31 na exposição "A Construção do MAR e a Pequena África", que celebra os dez anos de existência da Instituição que ao longo dos anos já recebeu mais de 3,5 milhões de visitantes em 82 mostras entre coletivas e individuais.

Os números do MAR em uma década impressionam: com a Escola do Olhar foram 1.978 atividades, com 143.837 participantes, além de 185.325 alunos e 18.473 professores em visitas educativas. Já o projeto MAR de Música realizado nos pilotis do Museu realizou 60 edições de shows que receberam mais de 60 mil pessoas. A biblioteca do MAR possui cerca de 15 mil livros em um espaço aberto à pesquisa e que já recebeu mais de 37 mil pessoas. O Museu conta atualmente com dez mil itens museológicos, oito mil itens documentais e quatro mil livros da Coleção Especial.

Para o Diretor do Museu de Arte do Rio e Chefe da Representação da OEI no Brasil, Raphael Callou, os dez anos do museu são marcados pela integração entre arte e educação, a democratização da cultura e os cruzamentos entre artistas e público. "As atividades programadas para o mês de aniversário do MAR representam uma ótima oportunidade de aproximar ainda mais o espaço museal com o público. Somos hoje um espaço muito importante para o cenário cultural carioca, e pretendemos fortalecer nossos laços com artistas, visitantes e comunidade local por muitos anos. Temos o comprometimento e a missão de ser um espaço artístico plural, aberto ao diálogo com todos e conectado como um importante espaço de cultura da cidade do Rio de Janeiro", afirma.

O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. "A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho", comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora.

O MAR ainda conta com o apoio do Machado Meyer Advogados e Icatu, todos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Escola do Olhar conta com o patrocínio do RIOgaleão e Cultura Inglesa via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

Serviço:

Museu de Arte do Rio – MAR

Praça Mauá, 5 – Centro

DATA: 04/03/2023

11:00 - Oficina de Estandartes com Maristela Pessoa 11:00 (sala 2.2)

14:00 - Mesa de Conversa "Banda da Conceição e as mulheres do carnaval" (Auditório)

15:30 - Concentração da Banda da Conceição (Pilotis do Mar)

16:30 - Partida do Cortejo para o Morro da Conceição


Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Comentários