PREFEITURA CAMPOS DENGUE
COLO DO ULTERO

Verão, sol e mar: Praia requer cuidados redobrados com crianças e bebês

É preciso ficar de olho na hidratação, no uso de protetor solar e não esquecer do guarda-sol

Por Exclusivo RJ em 28/01/2023 às 10:29:20

Praia, sol e mar são o roteiro perfeito e uma ótima opção para curtir os dias quentes de verão. Nesta época do ano, as regiões litorâneas costumam ser prioridade nos planos de viagem das famílias, pois coincide com as férias escolares e agradam aos pequenos. No entanto, alguns cuidados devem ser redobrados com as crianças, principalmente bebês. É preciso ficar de olho na hidratação, no uso de protetor solar e não esquecer do guarda-sol.

Segundo informou o assessor técnico da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), infectologista pediatra Charbell Kury, o Brasil é um país de dimensões continentais e sua área se estende por áreas tropicais e subtropicais. Este posicionamento global traz efeitos dentro da exposição solar, emitindo forte radiação, em especial os raios ultravioletas (R-UV), cuja exposição tem relação diretamente com o risco de envelhecimento precoce e desenvolvimento do câncer de pele.

"As crianças possuem diversos fatores de risco ao se exporem ao sol em praias e piscinas. A maior questão se situa pelo maior tempo de exposição diária das crianças em relação aos adultos (três vezes maior), além da maior superfície corporal, da criança em relação ao peso, bem como a pele mais fina que pode levar a maior risco de lesão e de absorção de produtos químicos", alertou o médico.

Kury ressaltou que não há uma idade mínima para o bebê ir à praia, desde que esteja bem protegido do sol (ficando sempre à sombra) e respeitando os horários, até às 10h ou depois das 16h. Além disso, o especialista recomenda cautela, pois a areia pode refletir o calor e ocorrer queimaduras mesmo à sombra. "Entretanto, quando se fala sobre banho de piscina e de mar, a recomendação é que seja respeitada a idade de seis meses", reforça.

Mãe da pequena Emanuele Maria, de um ano e dois meses e do Enzo, de 5 anos, Juliete Zanelato é exigente quanto aos cuidados com os filhos, principalmente em relação à exposição ao sol. Ela conta que as crianças usam protetor solar diariamente, mesmo estando dentro de casa.

"Na praia, não abro mão do guarda-sol, chapéu ou boné e uma camisa UV. Além disso, procuro sempre mantê-los hidratados com muita água, frutas, vitaminas e sucos naturais. Também sigo todas as recomendações da pediatra e ensino a não aceitar nenhum alimento de estranhos".

CONFIRA ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA FREQUENTAR PRAIA E PISCINA

1- Estabelecer horário do "sol amigo", evitando o horário entre 10h e 16h. Evitar permanecer na praia ou piscina por mais de 1 hora e meia, respeitando os horários do bebê;
2- Bebês que são amamentados exclusivamente até os 6 meses não precisam de líquidos adicionais. Entretanto, crianças acima desta idade devem consumir água, água de coco e alimentos leves na praia;
3- Usar na praia e piscina medidas mecânicas de proteção, tais como, guarda-sóis, óculos, chapéus, bonés, lenços, hidratante e roupas UV;
4- O uso de filtros solares acima de 6 meses a menores de 2 anos é recomendado, dando preferência a protetores inorgânicos (como o óxido de zinco) pela maior capacidade de resistência à água e menores chances de alergia.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Comentários