COLO DO ULTERO
Trier Calcados

Educação dialoga com Associação de Autores Campistas

O objetivo foi mostrar as obras que podem ser adquiridas pela Secretaria para serem utilizadas no projeto Biblioteca em Casa, no qual os alunos levam livros para ler em suas residências

Por Exclusivo RJ em 26/01/2023 às 17:11:54

Foto: Wellington Rangel

A subsecretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Rita Abreu, se reuniu nesta quinta-feira com as escritoras campistas Eleonora Sardinha Aguiar e Sylvia Paes, que são, respectivamente, presidente e ex-presidente da Associação de Autoras e Autores Campistas que reúne 18 escritores. O objetivo foi mostrar as obras que podem ser adquiridas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) para serem utilizadas no projeto Biblioteca em Casa, no qual os alunos levam livros para ler em suas residências.

"Agora, o próximo passo é criar uma comissão formada por escritores, representantes do Legislativo, de instituições culturais da cidade e de ensino que tenham cursos de Letras ou Pedagogia. A comissão vai ter a missão de analisar as obras e decidir o caminho pelo qual pode ser feita ou não a aquisição dos livros", explicou Rita.

Sylvia ressaltou a importância de incluir obras locais no ensino-aprendizagem dos alunos. "A coleção que trouxemos para a análise de hoje é composta de 49 livros os quais estão divididos entre poesia, Literatura Infantil, romance, contos, inclusão, além da questão racial. Então, temos obras que se adequam a qualquer tema que for estudado em sala de aula. Também é válido ressaltar a importância de os estudantes saberem que os autores vivem na mesma cidade que eles e isso pode reforçar o desejo deles também escreverem", comentou Sylvia.

"Alguns de nossos livros já foram temas de Dissertação e TCC de universidades como Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Instituto Federal Fluminense (IFF) e ainda obras que falam de tradições como o Jongo e a Mana-Chica, que devem ser mostradas às novas gerações", finaliza Eleonora.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Comentários