Trier Calcados

Exposição sobre bandas musicais de São João da Barra em cartaz na Câmara até sexta (27)

Por Exclusivo RJ em 26/01/2023 às 15:54:35

"História das bandas musicais tradicionais do município de São João da Barra". Esse é o tema da exposição que está em cartaz na Câmara de Vereadores até esta sexta-feira (27), aberta ao público das 8h às 17h. A mostra faz parte da programação do projeto "Câmara Cultural", que foi aberto na última quarta-feira (25).

Quem visitar a exposição vai poder fazer um passeio pela trajetória das bandas: Amédio Venâncio da Costa e União dos Operários, por meio de fotografias, dados históricos, instrumentos musicais, uniformes e das bandeiras das duas instituições, que vêm, ao longo dos anos, contribuindo para a formação de novos talentos, além de levar o nome de São João da Barra a várias outras cidades por onde se apresentam.

- Convidamos a população para vir apreciar essa exposição, que tem o objetivo de preservar e valorizar a memória musical do nosso município – destacou o presidente do Legislativo, Alan de Grussaí.

A Banda União dos Operários foi fundada em 09 de outubro de 1892, em decorrência do declínio no seio da antiga e hoje inexistente Lira de Ferro – criada em 1875, por ocasião da segunda visita de Dom Pedro II ao Norte Fluminense. O grupo vem construindo uma bela história, realizando apresentações em diversos municípios dos estados do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais, além de contribuir para a formação de grande parte dos músicos de São João da Barra. Em 1997, recebeu da Câmara Municipal, o reconhecimento de "utilidade pública" (resolução nº 039, de autoria do vereador Benedito Gomes). Em abril de 2008, ganhou o título de Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro.

A Associação Musical Amédio Venâncio da Costa foi fundada em 1988, por Antônio Carlos Ribeiro Dias, para ensinar música para crianças de 5 a 12 anos. Em 1992, foi formada a banda musical, atuante em desfiles cívicos e outras apresentações. A banda vem realizando um belo trabalho de incentivo à formação de muitos músicos sanjoanenses – muitos deles, atuando de forma profissional, inclusive, em outras cidades. Em 2021, a Banda Amédio Venâncio da Costa recebeu da Câmara Municipal, o reconhecimento de "utilidade pública" (resolução nº 472, de autoria do vereador Kaká). E no dia 29 de novembro de 2022, foi homenageada pela comissão de cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com o Diploma Heloneida Studart 2022.


Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários