PREFEITURA CAMPOS DENGUE

Câmara de São João da Barra promove evento cultural sobre bandas musical

Por Exclusivo RJ em 25/01/2023 às 23:41:15

Com o tema, "História das bandas musicais tradicionais do município", a Câmara de São João da Barra deu início, na noite desta quarta-feira (25), ao projeto "Câmara Cultural". O evento contou com a presença do fundador da Associação Musical e Cultural Amédio Venâncio da Costa, Antônio Carlos Ribeiro Dias, e da presidente, Maria Eni Cajueiro do Amaral. Músicos da banda também fizeram uma pequena apresentação.

O evento reúne, ainda, uma exposição fotográfica e de objetos da Banda Amédio Venâncio e da centenária União dos Operários. A mostra permanece em cartaz, no plenário da Casa, e pode ser apreciada pelo público até sexta-feira (27), das 8h às 17h.

- Esse evento é de suma importância para a cultura e para os talentos da nossa cidade, pois vemos o quanto a cultura está no sangue do sanjoanense e temos que valorizar cada vez mais - disse o presidente do Legislativo, Alan de Grussaí, após parabenizar todos os presentes.

Visivelmente emocionado, Antônio Carlos (mais conhecido como Pica Pau), iniciou o bate-papo, lembrando que ingressou na música como hobby. "Não estudei música como profissão, mas consegui aproveitar as oportunidades que a música me deu", disse, lamentando que a vida do artista é muito sofrida e pouco valorizada.

Ele também recordou o início do trabalho da associação, que nasceu com o objetivo de ensinar música para crianças de 5 a 12 anos. "Das crianças que passaram por nós, posso dizer que perdi menos de 1% para as coisas ruins da vida", conta.

Para a atual presidente, Maria Eni (mais conhecida como Tininha), a música é uma terapia. "Quero dar continuidade ao trabalho que Carlos iniciou e esse projeto da Câmara é muito importante porque valoriza a cultura musical do nosso município, que tem muitos bons músicos", ressaltou, enfatizando que muitos que começaram na Amédio Venâncio já participaram de seriados, além de tocar em espaços renomados, como a Sala Cecília Meireles, no Rio.

Tininha fez questão de ressaltar, ainda, o apoio que a Câmara de Vereadores têm dado à associação. Como exemplo, citou duas emendas ao Orçamento deste ano: uma impositiva de bancada do Podemos (partido representado na casa, pelo vereador Kaká), solicitando a celebração de termo de fomento para aquisição de bens permanentes e, uma outra, no caso, modificativa, sugerida pela direção da associação (da qual faz parte, o ex-vereador Alex Firme) e acatada pela Casa. Trata-se de um pedido de subvenção social para a Amédio e também para a União dos Operários.

Ao final do evento, o presidente Alan entregou uma placa em agradecimento a Tininha e outra ao jovem Paulo Victor Teixeira, que tem 11 anos e faz parte da banda União dos Operários.

Cabe ressaltar que a Câmara convidou a União dos Operários para participar do evento, mas a banda informou que não poderia enviar representante.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Comentários