Trier Calcados

Será que você tem a Síndrome de Pescoço de Texto?

Por Soraya Simón em 25/11/2022 às 23:29:24

A Síndrome Text Neck ou mais conhecida popularmente como Síndrome de Pescoço de Texto é uma nova doença da coluna vertebral causada pela má postura durante o uso excessivo do celular. Isso porque a grande maioria das pessoas se curva para frente enquanto le e digita algo na tela ou fica com a cabeça flexionada para baixo e na direção do queixo ao mexer em dispositivos móveis.

Recentes estudos identificaram que a prevalência de cervicalgia pode variar de 17% a 68% entre os usuários de smartphones. Além disso, digitar mensagens ou textos no celular, principalmente, na posição sentada, é a condição que causa maior flexão e sobrecarga na região do pescoço.

Segundo Dr. Anderson Alves Dias, ortopedista e traumatologista, especializado em Coluna Vertebral, o aumento da flexão do pescoço durante o uso do dispositivo pode provocar alterações biomecânicas e sobrecarga na região cervical. "Foi baseado nessas informações que surgiu o termo "text neck" ou "pescoço de texto"".

O Dr. Anderson explica que é fácil identificar a postura correta ou também conhecida como posição neutra. "Quando a pessoa tem as orelhas alinhadas com o centro dos ombros, o peso da cabeça se encontra bem distribuído, sem causar excesso de pressão nas vértebras, nem nos músculos do pescoço podemos dizer que está com a postura correta".

Já quando a pessoa digita ao celular nem percebe que está inclinando sua cabeça para frente, o que sobrecarrega demasiadamente o peso sobre as vértebras e os músculos do pescoço. "Imagine o quanto prejudicial é para o corpo ter um peso de cerca 30 kg sobre as vértebras do pescoço por longos períodos, já que o brasileiro passa em média mais de cinco horas usando celular", destaca o médico.

Para o ortopedista, ainda são necessários estudos biomecânicos mais detalhados e com maior amostragem de participantes, bem com estudos longitudinais de longa duração para entender melhor os mecanismos de lesão e intervenção.

Normalmente os primeiros sintomas da Síndrome do Pescoço de Texto são mais leves e temporários, tais como dor inespecífica, espasmos e contratura muscular na região cervical e parte superior do tronco. Porém quando a postura não é corrigida, a degradação acaba sendo contínua e levando a sintomas mais sérios como inflamação dos ligamentos, músculos e nervos, dor de cabeça crônica, degeneração das vértebras, formigamento nas mãos e nos braço, até hérnia de disco.

A indicação de tratamento da cervicalgia devido à Síndrome de Pescoço de Texto segue as recomendações tradicionais que preconizam o tratamento conservador com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou relaxantes musculares e associados à fisioterapia e a manter uma postura correta.

"É uma nova doença que pode afetar consideravelmente uma boa parte da população, por isso é importante alertar e chamar a atenção para que as pessoas prestem mais atenção na postura quando estiverem digitando ao celular e, como dicas, tentar segurar o celular na altura dos olhos, não usar celular com apenas uma das mãos e fazer pausas regulares de meia em meia hora", finaliza Dr. Anderson.

Sobre Dr. Anderson Alves Dias

Ortopedia e traumatologia, especialista em Coluna Vertebral, Fellowship em cirurgia minimamente invasiva pelo SpineFoundation em San Diego na Califórnia e pelo SpineColorado - Colorado – EUA.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Coluna, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e fundador do ISD - Instituto Sem Dor.

Insta: @drandersonadias e @institutosemdor

Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários