PREFEITURA CAMPOS DENGUE
COLO DO ULTERO

Codemca reúne feirantes para acordar intervenções de ordenamento de espaços

A Prefeitura está realizando intervenções no entorno do Mercado e do Novo Shopping Popular, fazendo a integração das áreas com reordenamento dos espaços

Por Da Redação em 23/11/2022 às 23:21:58

Foto: Jualmir Delfino / Divulgação

Manter a ordem, realizar o reordenamento dos espaços (corredores e áreas externas) da Feira do Mercado Municipal, fazer a exposição das mercadorias nos limites da demarcação dos tabuleiros para deixar os espaços de circulação livres, implementar um sistema permanente de limpeza em todo âmbito da Feira; fazer a desobstrução, limpeza e reparos das canaletas de drenagem bem como nas calçadas do entorno do espaço público. Esses foram os assuntos tratados durante reunião na tarde desta quarta-feira (23) entre os permissionários da Feira do Mercado e gestores de órgãos afins da Prefeitura.

Em atendimento às diretrizes do Prefeito Wladimir Garotinho que apregoa o diálogo para a tomada de decisões, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) realizou o encontro entre os feirantes no auditório dos altos da Estação Rodoviária Roberto Silveira. As medidas a serem adotadas foram anunciadas pelos gestores que franquearam a palavra aos permissionários para sugestões.

Participaram da reunião o Diretor de Contratos de Permissionários da Codemca e Supervisor do Mercado Municipal, Ezequiel Azevedo; o Diretor de Fiscalização da Secretaria de Obras e Infraestrutura, José Fernando Guedes; o Diretor do Departamento de Posturas, José Francisco Almeida; e o Secretário de Ordem Pública, Jackson Souza.

"A Prefeitura está realizando intervenções no entorno do Mercado e do Novo Shopping Popular, fazendo a integração das áreas com reordenamento dos espaços. Precisamos reordenar os espaços da feira, com desocupação dos corredores. As canaletas de drenagem, devido à sujeira acumulada está com vários trechos que precisam ser desobstruídos e passar por limpeza profunda para acabar com alagamentos que causam transtornos. As mercadorias devem ficar expostas dentro dos limites dos tabuleiros para que possamos fazer os reparos das canaletas e calçadas. Essas melhorias vão mudar o aspecto e melhorar o fluxo de pessoas, o que contribui para aumento das vendas", destacou José Francisco.

Ezequiel ressalta a necessidade da consciência dos feirantes permissionários quanto à necessidade de todos contribuírem. "A proposta da Codemca é a de promover melhorias no ambiente para ajudar nas condições de trabalho dos feirantes e tornar os espaços livres para circulação da clientela, que vai aumentar com as melhorias que a Prefeitura está fazendo com as obras de integração do Mercado e do Novo Shopping Popular. É necessário bom senso dos permissionários em contribuir com a limpeza e as áreas de circulação livres", destaca Ezequiel.

Ao final da reunião o Secretário de Ordem Pública, Jackson Souza, falou sobre o papel dos agentes do Departamento de Posturas. "Os agentes vão cumprir a missão de fiscalizar e cuidar do ordenamento dos espaços públicos, a partir da nova reestruturação das áreas do entorno do Mercado, que inclui a nova área de carga e descarga, a Praça de Alimentação que será ocupada por food trucks, a área da Feira Livre, bem como o calçadão ao longo da Praça Azeredo Coutinho, que também estará integrada à área de acesso ao Novo Shopping Popular Michel Haddad e ao Mercado Municipal", concluiu.

EXPECTATIVA DOS FEIRANTES

A maior parte dos feirantes permissionários na Feira Livre aprova as medidas que serão iniciadas a partir da segunda-feira (28) para reordenamento dos espaços, limpeza e reparos, conforme expressa o feirante Rubens Lima da Silva, há 60 anos atuando no Mercado.

"Eu e a maioria dos feirantes aprovamos as melhorias anunciadas para Feira e as obras que serão feitas. Fazer a integração do Mercado com o Novo Shopping Popular vai aumentar muito a clientela na Feira, que está com muita coisa entulhada e os espaços de circulação das pessoas apertados. Tem mesmo que melhorar o ambiente. Liberar as áreas das canaletas para acabar com os alagamentos. Essa organização prevista vai ajudar a todo mundo, porque todos gostam de um ambiente limpo e arrumado. Frequento o mercado desde bebê com meus pais e ainda menino passei a ser feirante, vendendo limão e jabuticaba. Ganhei a vida ali, sou feliz ali e aprovo tudo que for para melhorar", defendeu Rubens Lima.

Silvino Victor de Oliveira que dá continuidade ao negócio do pai, João do Alho, comercializa alho, cebola e outros temperos, declarou apoio às intervenções. "As melhorias são muito bem-vindas e a gente aprova o que foi anunciado, mas a minha preocupação é manter a atividade no mesmo lugar que meu pai sempre esteve para evitar que os antigos clientes fiquem sem saber onde a gente está localizado", declarou Silvino Oliveira.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Comentários