COLO DO ULTERO
Trier Calcados

PROJETO DA CASA DA DEMOCRACIA É APRESENTADO À BANCADA DE DEPUTADAS

Por Exclusivo RJ em 10/11/2022 às 21:47:13

Por Julia Passos

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT) - que ocupa interinamente o cargo de governador do Estado - recebeu as deputadas eleitas e reeleitas para apresentação do projeto da Casa da Democracia – centro cultural que vai ocupar o Palácio Tiradentes, antiga sede do Parlamento fluminense.

"A restauração do Palácio Tiradentes está ficando linda. É muito emocionante cada vez que entro lá e vejo os espaços recuperados. Vai ser um orgulho entregar esse projeto à população do estado", celebrou Ceciliano.

A curadora do Palácio Tiradentes, Maria Lúcia Horta, destacou o importante trabalho que vem sendo feito de catalogação e preservação do acervo histórico do edifício.

"Estamos fazendo tudo com todo cuidado e respeito que o Palácio merece. Nosso presidente foi muito sensível à necessidade de preservação permanente desse prédio tão precioso que é o Palácio Tiradentes. Ficamos muito felizes com o resultado do projeto de implantação do centro cultural Casa da Democracia", revelou Maria Lúcia.

O projeto do centro cultural Casa da Democracia prevê a instalação de salas imersivas e interativas com a trajetória do Brasil República, a explicação do processo de elaboração de leis, a participação feminina na política e um espaço totalmente dedicado à história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

"Estamos fazendo um grande trabalho de pesquisa e recuperação dos importantes discursos feitos na Casa. O projeto, que foi aprovado para criação da Casa da Democracia, é o que tem de mais moderno", explicou o coordenador do projeto, Franklin Dias Coelho.
A deputada Martha Rocha (PDT) ressaltou a importância desta iniciativa. "O Palácio Tiradentes é o guardião da história política do país. E o Parlamento é o pilar da Democracia, então nada melhor do que a criação da Casa da Democracia ter sido uma iniciativa da Alerj", disse.

A apresentação do projeto foi feita durante o encontro mensal do presidente com a bancada feminina, que, desta vez, incluiu as deputadas recém-eleitas.

"Nesse encontro, percebi que aqui a gente encontra muito respeito. A gente consegue dialogar. Só tenho a agradecer as mulheres que vieram antes de mim, que lutaram muito para abrir portas e me comprometo a continuar na luta pelo espaço das mulheres", destacou a deputada eleita Elika Takimoto (PT).

Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Comentários