Trier Calcados

Outubro Rosa: Secretaria reforça a importância dos cuidados diários para prevenir o câncer de mama

Mamógrafo móvel e nova unidade do Rio Imagem na Baixada vão levar serviços de saúde para mais perto da população

Por Exclusivo RJ em 09/10/2022 às 10:23:40

O Mamógrafo Móvel já passou pelo Rio, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Magé e realizou 2.024 exames desde o mês passado (Foto: Divulgação)

Neste Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde alerta que o número de casos de câncer de mama segue aumentando no Rio de Janeiro. Em 2021, foram registrados 2.868 novos casos da doença em mulheres com idades entre 30 e 69 anos em todo o estado. O número foi 6,34% maior do que o registrado em 2020, quando foram notificados 2.697 novos casos. Esse crescimento reforça a importância dos cuidados diários e da realização de exames preventivos para prevenir a doença.

- O câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres no Brasil. Por isso, estamos sempre buscando melhores estratégias em saúde pública para ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento. Estamos investindo na descentralização dos serviços, levando a saúde para mais perto da população com a carreta do Mamógrafo Móvel e a expansão do Rio Imagem para a Baixada – destacou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A unidade que está sendo construída em Nova Iguaçu terá capacidade para 40 mil exames por mês e previsão para iniciar o atendimento à população no início de 2023. O governo do estado também está construindo o Hospital do Câncer de Nova Friburgo, na Região Serrana. Com investimento de R$ 50,6 milhões, a unidade terá 58 leitos e está com 20% das obras concluídas.

O principal exame que detecta o câncer de mama é a mamografia. Em 2022, até agosto, a SES-RJ realizou 23.162 mamografias no Rio Imagem, no Centro do Rio; no Hospital Estadual dos Lagos - Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema; e no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti.

Levantamento da Central Estadual de Regulação aponta que o tempo médio de espera pela mamografia no estado é de 11 dias. Para ter acesso ao exame, as pacientes devem procurar as unidades básicas de saúde que farão a inclusão do pedido no Sistema Estadual de Regulação. Os dados mostram ainda que o tempo médio de espera para primeira consulta para mastologia oncológica é de 30 dias. Em 2022, a CER regulou 4.072 pacientes para consulta de primeira vez em mastologia oncológica.

Mamógrafo Móvel estará em São Pedro da Aldeia
Desde setembro, a Unidade Móvel de Mamografia e Ultrassonografia da Secretaria – também conhecida como Mamógrafo Móvel - já passou por quatro cidades (São Gonçalo, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Magé) e realizou 2.024 exames, sendo 1.127 mamografias e 897 ultrassonografias.

Nesta semana, de segunda a sábado (10 a 15/10), incluindo o feriado do dia 12, o serviço estará em São Pedro da Aldeia, na Praça Igreja Matriz, situada na Avenida Getúlio Vargas, 80 – Centro. O atendimento vai acontecer das 8h às 17h. Serão oferecidos 360 exames de mamografia (60 por dia) e 275 ultrassonografias ao longo da semana. O agendamento é realizado pela Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia de acordo com a ordem da fila da regulação municipal. É necessário levar um documento de identidade, cartão do SUS (se tiver) e pedido médico.

Os resultados dos exames de ultrassom serão disponibilizados imediatamente após a sua realização. Já os laudos das mamografias serão entregues pela equipe da Secretaria de Saúde do município.

O Mamógrafo Móvel disponibiliza exames digitais de mamografia, ultrassonografia e ultrassonografia com doppler a pacientes do Sistema Único de Saúde. A iniciativa faz parte do eixo móvel do Rio Imagem e visa apoiar os municípios no diagnóstico precoce do câncer de mama e de outras doenças que afetam a população feminina. Os exames duram aproximadamente 20 minutos.

Câncer de mama
O câncer de mama se caracteriza em geral pelo surgimento de caroços endurecidos e fixos. É comum que a pele da mama fique avermelhada ou com aspecto de casca de laranja. Também pode ocorrer saída de líquido e alterações nos mamilos. Em alguns casos, surgem ainda nódulos no pescoço ou nas axilas.

Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

Entre as causas comportamentais, estão a obesidade ou o sobrepeso; falta de atividades físicas; exposição frequente a radiação ionizante (raios X, tomografia, mamografia, etc.); consumo de bebidas alcoólicas e história de tratamento prévio com radioterapia no tórax.

Outros fatores que também podem influenciar o aparecimento da doença são os aspectos da vida reprodutiva hormonal, como o uso de contraceptivos hormonais; menopausa após os 55 anos; primeira gravidez após os 30 anos e não ter filhos. O mesmo ocorre com os aspectos genéticos e hereditários, como histórico familiar de câncer de mama ou ovários em mulheres, principalmente antes dos 50 anos e alterações genéticas nos genes BRCA1 e BRCA2.

A neoplasia maligna de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo e a principal causa de morte entre as mulheres no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em 2021, tenham surgido 66.280 novos casos de câncer, com uma taxa de mortalidade de 14,23 por 100 mil habitantes.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários