Trier Calcados

Câmara de SJB aprova PL que institui o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Por Exclusivo RJ em 27/09/2022 às 18:31:43

O plenário da Câmara de São João da Barra aprovou, na sessão desta terça-feira (27), seis projetos de lei, sendo um deles (069/2022), com o objetivo de instituir o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, no calendário oficial do município. A proposição foi proposta pela vereadora Joice Pedra e, segundo o texto, a data deve ser comemorada, anualmente, no dia 13 de outubro.

- Recebemos esse pedido através do Crefito, que é o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, por meio de suas representantes, as fisioterapeutas Amanda Melo de Lima e Andréa Azevedo e pela importância que vocês têm na área da Saúde e pela importância que vocês trazem aos pacientes, proporcionando mais qualidade de vida, autoestima e esperança - destacou a parlamentar, que teve também outro PL aprovado: o 068/2022, que denomina de Fernando Marques de Souza, a rua conhecida como Rua Barcelos, em Atafona.

Os demais projetos de lei aprovados foram enviados pelo Executivo, com o objetivo de abrir crédito adicional no Orçamento, num total de R$ 22 milhões. O plenário também aprovou uma moção de pesar proposta pelo presidente da Casa, vereador Elisio Rodrigues, pelo falecimento do senhor Éder Ribeiro Amaral, ocorrido no último dia 22.

Por que 13 de outubro? - A data recorda o decreto-lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, que regulamentou tais profissões. Tal data, já tradicionalmente comemorada pela categoria, foi oficializada pela lei nº 13.084/2015, que estabelece o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, celebrado, anualmente em todo o território brasileiro.

Joice lembra que a fisioterapia e a terapia ocupacional são profissões distintas, que cuidam da saúde de maneira diferente e atua de forma complementar. "Com a missão de oferecer mais autonomia e qualidade de vida aos pacientes, essas duas profissões, consideradas "profissões-irmãs" são cada vez mais necessárias no dia a dia da população brasileira, especialmente devido ao número de idosos, ao crescimento expressivo na quantidade de acidentes de trabalho e aos acidentes de trânsito envolvendo motos e bicicletas", completa.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários