COLO DO ULTERO
Trier Calcados

Dia Mundial do Turismo: Macaé celebra reaquecimento do setor

Macaé possui atrativos que vão do mar à montanha e infraestrutura para atender o turismo de negócios e lazer

Por Exclusivo RJ em 27/09/2022 às 17:21:35

Foto;Ana Chaffin, Bruno Campos e Rui Porto Filho

O Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo, comemorado neste 27 de setembro, tem ainda mais motivos de celebração este ano em Macaé. Há boas perspectivas para a retomada do turismo, fortemente impactado em todo o mundo com a pandemia de Covid-19. Nos últimos meses, o retorno dos grandes eventos, com destaque para a Expo Macaé, no aniversário da cidade, e o Festival Gastronômico, no início deste mês, dão prova do potencial macaense de se consolidar como um grande polo turístico de lazer e de negócios.

"A expectativa é grande em relação ao verão que se aproxima, quando a demanda do turismo de lazer aumenta ainda mais. Temos como destaque o Réveillon, Carnaval e outras programações especiais que estamos planejando para a estação mais movimentada do ano", revela o Secretário Adjunto de turismo, Léo Anderson, acrescentando que nos anos anteriores à pandemia, Macaé vinha experimentando um crescimento constante do número de grupos de turismo visitando a cidade, vindos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre outros estados.

O suporte ao setor vem sendo dado pelo governo municipal, que atua como importante apoiador do segmento. Para isso, ações voltadas ao planejamento e à capacitação estão sendo implantadas. O Calendário de Eventos Turísticos do município, por exemplo, é uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. A gastronomia, a cultura e o esporte integram a programação para estimular o turismo em todas as épocas do ano.

Outras ações incluem a criação do Posto de Informações Turísticas, no Cavaleiros (PIT), inaugurado em julho deste ano e a oferta de cursos gratuitos voltados ao setor, como os que estão em andamento, oferecidos pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, o de Condutores de Turismo e o de Recepcionistas. O governo municipal possui ainda espaços públicos com capacidade para a realização de grandes eventos como o Parque de Exposições Latiff Mussi.

Turismo e economia

O turismo movimenta a economia local, gera emprego e renda ao fortalecer uma cadeia de serviços que estão agregados, como é o caso da hotelaria. "Estima-se que Macaé disponha de aproximadamente de 10 mil leitos de maneira diversa, que inclui desde pequenas pousadas a grandes hotéis de redes internacionais. O setor é responsável por cerca de 10% do PIB municipal", salienta Léo.

De acordo com dados da Secretaria Adjunta de Turismo, Macaé possui uma operadora de turismo, 22 agências de viagens, cinco transportadoras turísticas, além de 40 guias de turismo cadastrados no Cadastur.

Os principais roteiros turísticos envolvem citytour; roteiros históricos e culturais; ecoturismo e turismo de aventura no Sana e na Região Serrana, incluindo o Rafting no Rio Macaé; visitação às Unidades de Conservação - Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Parque Natural Municipal Atalaia, APA do Sana e passeio de barco ao Arquipélago de Sant'Anna.

Cidade com vocação natural para o turismo, Macaé possui atrativos que vão do mar à montanha. São diferentes opções capazes de atender aos mais variados gostos. "Macaé tem, hoje, muito mais a oferecer, além da indústria do petróleo que a tornou conhecida em todo o país e no mundo. Nosso trabalho passa pela criação de políticas públicas que fortaleçam cada vez mais este importante aspecto da nossa economia", conclui o Secretário Léo Anderson.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Comentários