Trier Calcados

Assistência às Pessoas com Deficiência (PcD) em debate na Câmara

Por Exclusivo RJ em 13/09/2022 às 17:22:28

Foto: Tiago Ferreira

Três requerimentos do presidente Cesinha (Pros) com demandas das PcD e seus familiares foram aprovados na sessão desta terça-feira (13), na Câmara Municipal de Macaé. O primeiro solicita informações ao Executivo sobre o motivo da ausência de Risperidona nas farmácias da rede pública do município e qual a previsão de chegada do medicamento.

Conforme informações do presidente, uma mãe relatou que o remédio utilizado por PcD está em falta há alguns meses. Luiz Matos (Republicanos) informou que recebeu a mesma queixa sobre um medicamento para controlar a diabetes. "O que fazemos aqui é ajudar os secretários. Não queremos apenas apontar as falhas, mas contribuir para solucionar a questão", destacou o parlamentar do Republicanos.

O segundo requerimento pede informações sobre o quantitativo de profissionais da educação com formação em fonoaudiologia, a fim de ampliar o atendimento de crianças com diagnóstico de autismo (TEA) e outras patologias. "Queremos saber como a Secretaria de Educação está se planejando para não faltar profissionais capazes de auxiliar as crianças com deficiência no próximo ano letivo", explicou Cesinha.

O terceiro requerimento cobrou o agendamento da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de 2022. De acordo com o chefe do Legislativo, o evento é uma promessa do prefeito Welberth Rezende (Cidadania) e seria destinado a ouvir especialistas e a população para um melhor atendimento das demandas desse público.

Grande Expediente dedicado às PcD

Na próxima quarta-feira (21), o Grande Expediente da sessão legislativa será dedicado a discutir as demandas das PcD. Na ocasião, os vereadores receberão uma das fundadoras do grupo Movidos pelo Autismo (Mopam), Lúcia Anglada, e a coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência do município de Macaé, Liana do Amaral.

Segundo Cesinha, a cessão do espaço acontece em razão do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Celebrado em 21 de setembro, a data busca dar visibilidade às demandas por acessibilidade, emprego, educação e respeito desse público.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários