COLO DO ULTERO
Trier Calcados

Serviço odontológico descentralizado favorece atendimento à população em SJB

Por Exclusivo RJ em 16/08/2022 às 11:51:33

A descentralização no atendimento e investimentos no aperfeiçoamento dos profissionais permitem à rede municipal de saúde, em São João da Barra, oferecer à população um serviço de odontologia de qualidade e diversificado, com abrangência nos seis distritos. Os consultórios estão instalados nas unidades de saúde, na Policlínica Municipal e Colônia de Pescadores Z-2, com uma média de 1.200 consultas mensais.

Nas unidades são realizados atendimentos de urgência e tratamento como restaurações, extrações, limpeza e orientação em higiene oral. As consultas podem ser agendadas diretamente no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As unidades são: ESF Grussaí, UMS Grussaí, ESF Carrapicho, ESF Atafona/ Penha, ESF Nova SJB, ESF Cajueiro, ESF Campo de Areia, ESF Mato Escuro, ESF Barcelos, ESF Açu, Colônia Z-2.

Já na Policlínica Municipal acontecem os atendimentos com especialistas em periodontia, cirurgia buco-maxilo-facial, estomatologia (trata de doenças bucais), odontopediatria e endodontia. O encaminhamento é feito diretamente pelo profissional (dentista) da unidade de saúde por meio do sistema da regulação.

A coordenação de Saúde Bucal também realiza atividades educativas nas salas de espera das unidades, escolas da rede municipal e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Abrigo Raio de Luz e Retiro São João Batista, com escovação supervisionada, entrega de kit dental, além da promoção de eventos com ações voltadas à conscientização e à prevenção em saúde bucal.

A coordenadora de Saúde Bucal, Janaína Naked, reforça a importância das consultas regulares ao cirurgião- dentista. "A saúde começa pela boca. E a atenção à saúde bucal por meio de cuidados, da prevenção e dos tratamentos é essencial para evitar doenças não só como a cárie, como também patologias como o câncer bucal", informou.

Ela completa alertando sobre os aspectos relacionados à saúde mental, que também pode ser impactada quando há um prejuízo no sorriso e, consequentemente, à imagem da pessoa. "Buscamos garantir aos usuários a universalidade e a integralidade da assistência, visando melhor acesso e qualidade dos serviços", disse.

Também são realizados na rede municipal o pré-natal odontológico nas gestantes, frenectomia em crianças e atendimento domiciliar a pacientes acamados e/ou impossibilitados de se locomoverem até a Unidade de Saúde mais próxima.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Comentários