Trier Calcados

Usuários do Cartão Goitacá afirmam: Benefício garante comida na mesa

Nesta segunda-feira (01), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou o pagamento do Cartão Goitacá no valor de R$ 200 para os usuários

Por Exclusivo RJ em 02/08/2022 às 11:43:26

"Estou desempregada e somente o meu esposo está trabalhando. O que ele ganha por mês não dá para a gente se sustentar. Então, com o auxílio do Cartão Goitacá, vamos ter a certeza de que, pelo menos, a comida na nossa mesa não vai faltar". O depoimento é da beneficiária do Cartão, Fabiana Viana Rosário, 38 anos, mãe de 5 filhos, moradora de Goitacazes. O programa de transferência de renda municipal, criado no governo do Prefeito Wladimir Garotinho, garante alimentação para famílias na faixa da pobreza e extrema pobreza.

Nesta segunda-feira (01), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou o pagamento do Cartão Goitacá no valor de R$ 200 para os usuários. Na próxima sexta-feira (05), a Secretaria libera a nova lista dos beneficiários por meio do site da Prefeitura (AQUI) e da Secretaria (AQUI).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, foram 3813 beneficiários e o número deve chegar a 10 mil famílias até o final do ano. Rodrigo explica a importância das famílias manterem o Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (Cad Único) atualizado.

"Estamos ampliando o número de inclusões de forma gradativa, seguindo os critérios técnicos estabelecidos na lei. O governo está reforçando a rede de proteção social e com isso, assegurando o direito à alimentação às famílias vulneráveis", explica Rodrigo.

- Meus filhos casaram, mas ainda dependem de mim. Então, o Cartão Goitacá vai me ajudar muito a trazer o sustento para dentro de casa. Sozinha criei os quatro e sempre batalhei duro para conseguir o sustento. Então, receber esse auxílio, vai ser um alívio - disse a dona de casa, Luciana Manhães.

A prefeitura utiliza a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico para a seleção dos beneficiários. A concessão do benefício deverá ser reavaliada anualmente pela equipe técnica. Os beneficiários devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).

As famílias beneficiárias são referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A lei, aprovada na Câmara Municipal e Conselho Municipal de Assistência Social, serão priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.

E, ainda, ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários