PREFEITURA CAMPOS DENGUE

Oftalmologia, autismo e centro de referência para idoso em discussão no Legislativo

Por Da Redação em 07/06/2022 às 21:09:12

Divulgação

Os vereadores de São João da Barra apreciaram matérias para várias localidades na sessão desta terça-feira (7). Três delas, dizem respeito à saúde. Junior Monteiro fez requerimento solicitando a implantação do atendimento de oftalmologia em todo o município. Já o presidente da Casa, Elisio Rodrigues, fez uma indicação propondo a criação do Centro de Referência do Idoso e a implantação de um centro apropriado para atendimento aos autistas. Segundo ele, muitas famílias têm procurado o Legislativo para pedir ajuda, pois o diagnóstico e o tratamento Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) têm custos elevados e nem todos têm condições de custear. O número de autistas, segundo ele, tem crescido significativamente em toda a região.

Chico da Quixaba teve dois requerimentos aprovados. No primeiro, pediu saneamento básico com pavimentação asfáltica e a colocação de iluminação LED na Rua Manoel Francisco de Almeida, no Açu, até o ponto final de ônibus. Já no outro, pleiteou a colocação de guardas municipais na frente das escolas do município, principalmente, nos horários de mais movimento.

O plenário aprovou dois requerimentos de Analiel Vianna, sendo o primeiro, à Secretaria de Obras, cobrando a revisão na rede de iluminação pública na Rua Maria Clarinda, no Açu, bem como a instalação de braços de iluminação pública a LED. Na outra matéria, Analiel requereu à Secretaria Municipal de Educação, que possa prorrogar por mais uns dias, o prazo de inscrições para os interessados ao Programa Bolsa Universitária.

O vereador Alan de Grussaí fez dois requerimentos à Secretaria de Obras: urbanização e calçamento da Rua Anilton Soares, em Grussaí, e asfaltamento/ urbanização, com calçadas, em toda a extensão da Estrada de Iquipari, a fim de proporcionar melhores condições aos turistas que visitam o local e mais conforto aos moradores, que reclamam de poeira.

Joice Pedra requereu à Secretaria de Planejamento e Informatização, a implantação do Programa wi-fi Livre, para que os munícipes possam acessar a internet, gratuitamente, em praças e demais locais públicos, já que nem todas as pessoas têm condições de contratar um plano residencial.

Franquis Arêas fez requerimento ao Governo do Estado, solicitando que firme uma parceria com o município a fim de construir campos de futebol society com vestiários e banheiros em todo o município. Por meio de indicação, indicou a reforma e ampliação do cemitério de Amparo, bem como a extensão da rede de iluminação pública e a colocação de um superposte.

Benefício para a GCM

Na Ordem do Dia, o plenário aprovou o projeto de lei 033/2022, do Executivo, que altera o artigo 5° da lei municipal 246/2013, que dispõe sobre o Programa Municipal de Turnos Adicionais remunerados da Guarda Civil Municipal (GCM). Desse modo, o participante do programa receberá a Gratificação Especial por Participação (GEP), quando cumprir turno adicional de serviço, no valor de R$ 22,33 por hora trabalhada, totalizando: RS 178,64 (por turno adicional de 08 horas) e R$ 267,96 (por turno adicional de 12 horas). O PL visa atualizar o valor da hora trabalhada no programa. No início da sessão, a Casa aprovou uma moção de Kaká à GCM que acaba de completar 20 anos de sua fundação.

Homenagem aos professores

Também foi aprovado nesta terça, o projeto de resolução nº 005/2022, de Analiel, que institui no âmbito do município, o Prêmio de Honra ao Mérito Professores Alcy Gomes Barreto Viana e Dircélia Amaral Cravo, a ser outorgado pelo Legislativo no mês de outubro, fazendo uma homenagem póstuma aos dois educadores da rede municipal de ensino. Alcy faleceu em abril de 2021 e Dircélia, um mês depois.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Comentários