COLO DO ULTERO
Trier Calcados

Bilhetagem eletrônica discutida em audiência

Por Da Redação em 06/06/2022 às 13:38:26

Divulgação

A proposta da Prefeitura para o Sistema de Bilhetagem Eletrônica nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros foi discutida em audiência pública nesta segunda-feira (06), na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. Iniciando a audiência, o presidente Fabio Ribeiro (PSD) solicitou a leitura do Aviso Público 0008/2022.

Em seguida, o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte, Nelson Goda, iniciou a apresentação explicando os motivos que levaram à formulação do Projeto de Lei. De acordo com ele, atualmente, não há acesso ao banco de dados do sistema de bilhetagem, gerando o estigma da "caixa-preta dos transportes".

"A gente não tem informação completa, correta, fidedigna, dos operadores do sistema de transporte. Agora, recentemente, passaram a nos informar, trazer essa informação para o IMTT, mas antes não era feito", disse, ressaltando que os dados, como carregamento diário de passageiros pagantes ou não, são importantes para formulações de políticas públicas.

Entre os objetivos apresentados, está a possibilidade de novas formas de pagamento, transparência financeira, gestão de dados confiável, separação de responsabilidades e o maior poder regulatório por parte do município que é o poder concedente.

Nelson Goda esclareceu que, após o Projeto de Lei que institui o Sistema de Bilhetagem Eletrônica ser aprovado, o IMTT vai preparar a documentação técnica para a licitação. De acordo com ele, o processo será por meio de diálogo em busca de um serviço moderno, digital e seguro.

"A população tem que pagar a tarifa básica, R$ 3,50. Cabe ao município fazer o repasse do subsídio de complementação", explicou Godá. Após a explanação inicial, os inscritos puderam expor opinião sobre o transporte coletivo no município. Participaram também os vereadores Dandinho de Rio Preto (PSD), Igor Pereira (Solidariedade), Álvaro Oliveira (PSD), Nildo Cardoso (União), Anderson de Matos (Republicanos), Marquinho do Transporte (PDT), Rogério Matoso (União), Maicon Cruz (PSC), Raphael Thuin (PTB), Fred Machado (Cidadania), Juninho Virgílio (União) e Cabo Alonsimar (Podemos).

Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Comentários