Trier Calcados

Qualificação profissional e empregabilidade em discussão no plenário

Duas matérias relacionadas ao tema foram aprovadas hoje na sessão

Por Ascom em 01/06/2022 às 19:35:45

Divulgação

A dificuldade que muitos sanjoanenses encontram ao buscar um emprego, muitas das vezes por conta de qualificação, tem sido assunto recorrente na Câmara de São João da Barra e, na sessão desta quarta-feira (01), voltou à pauta. Por meio de requerimento à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, a vereadora Joice Pedra sugeriu a realização de parcerias com instituições e empresas privadas para oferecer cursos de qualificação profissional aos munícipes, visando à empregabilidade e priorização da mão de obra local nas instalações e operações do Porto do Açu. "As pessoas precisam de oportunidade e nós temos que apoiá-las", disse. Já o vereador Franquis Arêas fez indicação ao Executivo, pedindo a construção de uma escola técnica no 5° Distrito, para promover cursos profissionalizantes com rápida aceitação no mercado.

Iluminação pública

O plenário também aprovou requerimento de Joice, convidando a Enel para comparecer à Câmara a fim de prestar informação sobre: instalação e extensão do sistema de distribuição de energia elétrica (linha de distribuição de rede baixa, média e alta tensão) assim como a manutenção de toda a rede de distribuição de energia elétrica no município, sob a responsabilidade da concessionária. Segundo ela, a qualidade do serviço, principalmente nas localidades litorâneas, está de baixa qualidade, comprometendo a segurança dos munícipes.

Transporte

O vereador Alan Barreto requereu à Secretaria de Transporte e Trânsito, que viabilize com os órgãos competentes, o melhoramento no horário da linha de ônibus que faz o trajeto Campos - São João da Barra e vice-versa. À mesma secretaria, o edil Carlos Machado da Silva (Kaká) requereu a adequação dos motoristas de ambulância para condutores de ambulância, com novo piso salarial baseado na lei 1459/16, fazendo jus a todos os benefícios inerentes ao que foi regulamentado pela lei federal 12.998. Já o presidente da Casa, Elisio Rodrigues, fez indicação ao Executivo, pedindo a correção no valor do auxílio transporte dos servidores da Prefeitura, que atualmente é de R$ 100,00 e não consegue mais cobrir o gasto mensal dos servidores que moram mais distantes.

Reparos diversos

Chico da Quixaba requereu a colocação de quebra-molas ou tachões na Rua Senhor dos Passos, em frente ao Educandário Santa Cecília, na sede. Por meio de indicação à Prefeitura, Analiel Vianna pediu o reparo e o nivelamento do calçamento em paralelo das ruas Glaydes Teixeira e Mildo Cardoso Cunha na sede. Em conjunto, Joice Pedra, Sônia Pereira, Chico da Quixaba e Junior Monteiro solicitaram a obra de urbanização da orla do Rio Paraíba do Sul, iniciando no Cais do Imperador até o chamado Porto de São Pedro, construindo o tão esperado Porto do Graça. Por fim, Elisio pediu a reforma do canteiro central da Rua Felicíssimo Alves (Atafona), com a colocação de rede de drenagem de águas pluviais.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários