Trier Calcados

Celebração dos 21 anos do Arquivo Público hoje à noite no Palácio da Cultura

Evento será marcado pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que garantirá recursos para a restauração do Solar do Colégio, sede do Arquivo

Por Da Redação em 19/05/2022 às 11:12:52

Foto: Antônio Filho / Divulgação

Celebrado na quarta-feira (18), o 21º aniversário do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho será comemorado nesta quinta-feira (19), às 18h, em evento no Palácio da Cultura. Na ocasião, acontecerá a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Prefeitura de Campos e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), através da verba de R$ 20 milhões da sobra do duodécimo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), repassada diretamente à Universidade, garantindo recursos para a restauração do Solar do Colégio, sede do Arquivo.

O ato de assinatura do Termo terá as presenças do prefeito Wladimir Garotinho; do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano e do reitor da Uenf, Raul Palácio. O Solar do Colégio, localizado na Rodovia Sérgio Vianna Barroso, em Tocos, na Baixada Campista, pertencente ao Governo do Estado – cedido ao município desde 2000 para abrigar o Arquivo Público –, é administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Com idade avançada, a construção apresenta fragilidade em diversos pontos de sua estrutura, principalmente no telhado. Restaurado, o imóvel terá cada vez mais força para continuar guardando a história de Campos.

"Será um dia de grande importância para a cultura de nosso município. Nosso Arquivo está entre os cinco melhores arquivos públicos do país, é uma joia rara e merece ser valorizado. Esperamos, com urgência, a restauração do imóvel que foi construído pelos Jesuítas no século XVII e, na atualidade, é o prédio mais antigo de Campos, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)", destaca a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

A coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado, anuncia a programação do evento desta quinta-feira. "Nossa celebração no Palácio da Cultura terá início com a palestra "Demarcação dos territórios de poder no pós-independência: a criação da comarca de Campos dos Goytacazes e o acervo do Arquivo Municipal Waldir Pinto de Carvalho", proferida pela professora, Claudia Atallah (UFF/UERJ). Em seguida teremos o lançamento da exposição "Cinco séculos de história: o açúcar e a formação histórico e cultural dos Campos dos Goytacazes". A assinatura do Termo de Cooperação Técnica será a penúltima ação, seguida de uma apresentação de música clássica com o grupo Scherzo Quartet", detalha.

ANIVERSÁRIO DE 21 ANOS DO ARQUIVO PÚBLICO – PROGRAMAÇÃO

19 DE MAIO DE 2022 – PALÁCIO DA CULTURA

18h – Palestra - Prof. Claudia Atallah – UFF / UERJ

Título: Demarcação dos territórios de poder no pós-independência: a criação da comarca de Campos dos Goytacazes e o acervo do Arquivo Municipal Waldir Pinto de Carvalho.

18h30 – Lançamento da Exposição Cinco séculos de história: o açúcar e a formação histórico e cultural dos Campos dos Goytacazes.

19h – Solenidade de Assinatura do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Prefeitura e a UENF e Lançamento do Projeto de Restauração do Arquivo

20h – Recital de música instrumental com o grupo Scherzo Quartet

Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários